Se te venderam (ou você vende) que o Marketing Digital pode substituir o Marketing Tradicional, você está enganado (ou está enganando).

Estou envolvido com Propaganda e Marketing desde 1985, quando era assistente de arte na DPZ e, depois de ser sócio de uma agência resolvi “fugir” da publicidade tradicional quando fui seduzido pela popularização da “Word Wide Web” (entenderam agora de onde veio o WWW ? Que papo de velho).

Nesta época queria trabalhar como free lancer e como gostava de design e programação vi uma oportunidade como desenvolvedor de sites, o que deu muito certo.

Só que não dá pra “desaprender” o que a gente aprendeu. Carrego comigo até hoje minha experiência em publicidade.

Muitos clientes me procuram achando que um site vai resolver seus problemas de vendas. Ledo engano.

Resolvi escrever sobre isso depois de ver as campanhas publicitárias para divulgar a chegada do novo centro de computação em nuvem no Brasil.

Se a gigante da internet usa propaganda tradicional, que dirá para pequenos e micro empresários?

Na atual crise e falta de verba muitas empresas dispensam os profissionais de marketing e se apoiam em “Agências de Marketing Digital” acreditando em falsas promessas.

Respondendo à pergunta do título: NÃO EXISTE MARKETING DIGITAL. O que existe é MARKETING, ponto!

O que se pode oferecer é MARKETING ATRAVÉS DE MEIOS DIGITAIS.
O site, SEO, SEM campanha no Facebook ou Instagram,  Adword…nada disso, sozinho é certeza absoluta de solução dos problemas de vendas.

Se não houver uma visão geral do marketing da sua empresa. So sorry.

Não sou profissional de marketing, nem tenho a intenção ou presunção de substituir este profissional. Mas pergunte a qualquer um de confiança se ele não concorda com isso.

Fique atento à falsas promessas.

Imagens de anúncios do Google obtidas no site da Meio&Mensagem