O WordPress usa um conceito de Funções, destinado a dar ao proprietário do blog a capacidade de controlar e atribuir que os usuários podem e não podem fazer no blog. Um dono de blog pode gerenciar e permitir o acesso a funções como escrever e editar posts, criação de páginas, a definição de links, criando categorias, moderar comentários, gerenciar plugins, gerenciamento de temas e gerenciamento de outros usuários.

A ferramenta que dá ao proprietário do blog deste controle é a capacidade de atribuir uma função a um usuário.

WordPress tem seis funções pré-definidas: SuperAdmin, Administrador, Editor, Autor, Colaborador e Assinante. Cada função tem permissão para executar um conjunto de tarefas chamado Capacidades.

Há muitos recursos, incluindo Publicar posts, moderar comentários, tc. O padrão das Capacidades são pré-designados para cada função.

Resumo de Funções

Administrador – Tem capacidade de acesso a quase todas as funcionalidades de administração.

Editor – Tem capacidade de gerenciar posts de blog e páginas, bem como gerenciar posts de outros usuários, etc.

Autor – Tem capacidade de publicar e gerenciar suas próprias postagens no blog.

Colaborador – Tem capacidade de gerenciar suas posts, mas não publicá-las.

Assinante – Alguém que só tem capacidade de gerir seu próprio perfil. Muito utilizado quado existe conteúdos que exigem cadastro no site para serem visualizados

Após instalar o WordPress, uma conta de Super Admin com todas as Capacidades é criada automaticamente.

O Super Admin é uma função específica para o recurso Multisites do WordPress. Ele tem acesso à administração da rede do blog, possuindo o controle de toda a rede.

Isto é um resumo rápido sobre as funções e capacidade de usuários cadastrados em sites WordPress.
Se quiser ir mais fundo no assunto visite a página oficial: https://codex.wordpress.org/pt-br:Fun%C3%A7%C3%B5es_e_Capacidades