• Autor do post:
  • Categoria do post:SEO

Nunca antes havia obtido um resultado de SEO tão rápido.

A ABISA é uma associação de empresários de produtos de higiene e limpeza e assumi os cuidados com o site em 2017.

Com a Pandemia do Covid-19 o ato de lavar as mão com sabão ganhou extrema relevância.

Eles lembraram que em 2012 tiveram a iniciativa de criar o “Dia Nacional do Sabão”. Porém esta iniciativa não estava trabalhada para ser encontrada pelas buscas orgânicas.

Eles perceberam que outras organizações estavam usando esta palavra chave e se deram conta de que se não trabalhassem rápido iam ficar para trás.

No final da tarde de uma segunda feira foi me passado o desafio de publicar uma página para divulgar o Dia Nacional do Sabão.

Criei então esta página aplicando boas práticas de SEO onpage.

Para meu espanto veja o que aconteceu no dia seguinte quando fui buscar dia do sabão:

Primeiro lugar absoluto, ainda por cima como trecho em destaque!

Mas o que são trechos em destaque?

Os trechos em destaque ficam em uma caixa especial na parte superior dos resultados da pesquisa com uma descrição acima do link. Se você pesquisar com o Google Assistente, esses trechos também poderão ser lidos em voz alta.  A maioria dos trechos em destaque contém apenas um resumo de informações. 

Como os trechos em destaque são escolhidos?

Os trechos em destaque vêm das listas de pesquisas na Web. Os sistemas automatizados do Google determinam se a página gera um trecho em destaque que merece ser realçado em uma pesquisa.

Posso controlar como minha página vai aparecer como um trecho em destaque?

Isso não é possível. São os algoritmos do Google que determinam automaticamente se a página gera um trecho em destaque adequado à solicitação de pesquisa do usuário e, se sim, a exibem como o primeiro resultado.

Mas como consegui aparecer em destaque?

O Google não revela exatamente como classifica as páginas. Esta página, admito, tem problemas como poucas palavras e a velocidade de carregamento poderia ser melhor.

Mas esta página tem alguns méritos que podem ser considerados.

  • Título da páginas curto e informativo;
  • A URL, o título e o corpo da página tem o conjunto de palavras-chave buscadas;
  • Respondeu rápido e direto a busca;
  • Não havia ainda uma página concorrente com o termo dia do sabão
  • E o que acredito ser o mais importante: PRESTOU SERVIÇO AO VISITANTE que quer saber qual o dia do sabão.

Espero que esta minha experiência traga a você algum insight que ajude a melhorar seu site.