• Categoria do post:SEO
Ilustração representando a idéia de text alternativo - texto alt - nas página web
O objetivo certo de usar o Texto Alternativo das imagens no seu site

Esta informação me surpreendeu pois vem contra o que se ensina de SEO por aí.

Isso foi explicado por John Mueller do Google, durante um Hangout do Google After Hours Office do Google Search Central SEO registrado em 18 de março de 2022.

Segundo ele, o texto alternativo é apenas um fator para pesquisa de imagens e recomendada do ponto de vista da acessibilidade, pois é útil para visitantes que dependem de leitores de tela. Portanto, não é relevante para pesquisa regular na web.

Do ponto de vista de SEO, o texto alternativo é recomendado quando seu objetivo é ter uma classificação de imagem na pesquisa de imagens.

Como Mueller explica, o texto alternativo não agrega valor a uma página quando se trata de classificação na pesquisa na web.

O texto alternativo é para pesquisa de imagens

John Mueller do Google

Na pergunta referente ao título deste artigo, pergunta-se a Mueller se o texto alternativo deve ser usado para imagens decorativas.

“Isto depende do seu julgamento.”

Do ponto de vista de SEO, a decisão de usar texto alternativo depende se você se importa com as imagens que aparecem na pesquisa de imagens.

O Google não vê uma página como mais valiosa para a pesquisa na web porque possui imagens com texto alternativo.

Quando se trata de usar texto alternativo em geral, Mueller recomenda focar no aspecto de acessibilidade ao invés do aspecto de SEO.

“Eu acho que depende totalmente de você. Então não posso falar pelo ponto de vista da acessibilidade, então esse é o único ângulo que existe. Mas do ponto de vista de SEO, o texto alternativo realmente nos ajuda a entender melhor a imagem para pesquisa de imagens. E se você não se importa com essa imagem para pesquisa de imagens, tudo bem fazer o que quiser com ela.

Isso é algo para imagens decorativas, às vezes você simplesmente não se importa. Para coisas como fotos em que você sabe que a mesma imagem está em muitos outros sites, você não se importa com a pesquisa de imagens para isso. Faça o que quiser lá. Eu me concentraria mais no aspecto de acessibilidade do que no aspecto de SEO puro.

Não é o caso de dizermos que uma página textual tem mais valor porque tem imagens. Na verdade, apenas vemos o texto alternativo e aplicamos isso à imagem, e se alguém pesquisar a imagem, podemos usá-lo para entender melhor a imagem. Não é que a página da web na pesquisa de texto na web tenha uma classificação melhor porque tem uma imagem.”

Ouça a resposta completa de Mueller no vídeo abaixo. Continue lendo abaixo do vídeo para obter mais informações sobre o texto alternativo.

Esta informação vai no sentido oposto do que é pregado por especialistas em SEO.

Encontrei um ótimo artigo publicado pela renomada Rock Content que defende o uso do ALT text nas imagens para SEO de imagens, mas não deixa claro se ajuda (ou não) a busca na web.

O impacto SEO do texto alternativo

Em outra pergunta sobre texto alternativo, Mueller é questionado se ainda vale a pena usar texto alternativo quando a própria imagem contém texto.

Mueller recomenda evitar completamente o uso de texto em imagens, mas diz que sim – o texto alternativo ainda pode ajudar nesse caso.

“Acho que, idealmente, se você tem texto e imagens, provavelmente faz sentido ter o texto diretamente na própria página. Hoje em dia, existem muitas maneiras de exibir texto de forma criativa em um site, então eu não necessariamente tentaria usar texto em imagens e depois usar o texto alternativo como uma maneira de ajudar com isso. Acho que o texto alternativo é uma ótima maneira de ajudar com isso, mas o ideal é evitar ter texto nas imagens.”

Tasmbém foi perguntado se o texto alternativo seria útil quando há texto na página descrevendo o que está na imagem.

Nesse caso, do ponto de vista de SEO, o texto da página seria suficiente para os mecanismos de busca.

No entanto, ainda faria sentido usar texto alternativo para pessoas que usam leitores de tela.

“De um ponto de vista mais geral, o texto alternativo é uma substituição ou descrição da imagem, e isso é particularmente útil para pessoas que não podem ver imagens individuais, que usam coisas como leitores de tela, mas também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata essa imagem.

Se você já tem a mesma descrição para um produto em torno da imagem, para os mecanismos de busca temos o que precisamos, mas para pessoas com leitores de tela talvez ainda faça sentido ter algum tipo de texto alternativo para essa imagem específica.”

O texto alternativo deve ser descritivo

Mueller enfatiza a importância de usar texto alternativo descritivo .

O texto deve descrever o que está na imagem para pessoas que não conseguem visualizá-la.

Evite usar texto genérico, como repetir nomes de produtos repetidamente.

“Em um caso como este, eu evitaria a situação em que você está apenas repetindo a mesma coisa várias vezes. Portanto, evite que o título de um produto seja usado como um texto alternativo para a imagem, mas descreva a imagem de uma maneira um pouco diferente. Então esse é o tipo de recomendação que eu teria lá.

Eu não copiaria e colaria cegamente o mesmo texto que você já tem em uma página como um texto alternativo para uma imagem, porque isso não ajuda os mecanismos de pesquisa e realmente não ajuda as pessoas que dependem de leitores de tela.”

Ouça a resposta completa de Mueller no vídeo abaixo: