É muito mais fácil conquistar seguidores no TikTok do que em outras redes sociais. Pelo menos é o que eu tenho ouvido de colegas próximos que adotaram esta rede social como alternativa ao seu concorrente direto: o Instagram da Meta.
Mas o que pode estar por trás disto? Talvez esteja na transparência do algoritmo e na decisão de furar as bolhas.
Qualquer plataforma com um algoritmo de descoberta de conteúdo que dependa de engajamento é suscetível a criar espaços que promovem a radicalização e a disseminação de desinformação.
A psicologia humana nos diz que é mais provável que nos envolvamos com conteúdo que provoca uma forte reação emocional. Isso incentiva os criadores de conteúdo a promover conteúdo que nos deixa com raiva ou medo. E a pandemia e o período de eleições foram um prato cheio para isso!
O TikTok – tal como o Google e Meta – foi criticado por repetir este padrão. Porém decidiu tomar uma decisão um tanto simples, porém diferente das concorrentes. E isso tem a ver com a política de transparência do TikTok.
Em 2020, o CEO da TikTok, Kevin Mayer, publicou um manifesto sobre a importância da transparência para empresas de tecnologia, especialmente quando se trata de seus algoritmos de conteúdo. Mayer se comprometeu a ser mais aberto do que seus concorrentes, desafiando indiretamente seus concorrentes.
O TikTok coleta dados sobre como os usuários interagem com diferentes vídeos. Com base nessas informações, o TikTok pode determinar os interesses de um usuário e fornecer conteúdo relacionado a ele.
O TikTok usa o conteúdo de cada vídeo para entender a que tópico ele pertence. Isso se baseia no uso de hashtags, descrições de vídeo, o som do TikTok usado e o áudio textual falado usando recursos de processamento de linguagem natural.
A plataforma melhora a adaptação desse conteúdo para os usuários à medida que se envolve com ele, mas também baseia suas recomendações em dados demográficos, como sexo, idade e localização. De acordo com sua política de privacidade, o TikTok adiciona “informações inferidas” aos perfis, como faixa etária, sexo e interesses.
Isso faz o TikTok colocar o público em diferentes campos de interesse. Ao conectar diferentes tópicos por quão próximos eles estão, o TikTok é de trazer à tona tópicos de que os usuários provavelmente gostem, mesmo que nunca tenham se envolvido com eles na plataforma antes.
Tudo isso causa o efeito colateral de criar estas “bolhas” de conteúdos radicais e de disseminação de desinformação.
A solução encontrada pelo TikTok para o efeito de bolha de filtro foi um tanto simples: a plataforma mostrará conteúdo aleatório de tempos em tempos.
Para evitar a homogeneidade de conteúdo, o TikTok começou a mostrar aos usuários conteúdos com os quais eles normalmente não interagem. Isso inclui o surgimento de hashtags aleatórias, estética de vídeo, sons e tópicos. O aplicativo tenta manter as coisas novas evitando a repetição de conteúdo, então é improvável que você veja dois vídeos do mesmo criador ou usando o mesmo som seguidos.
Outra implementação interessante do algoritmo é mostrar ao usuário novos conteúdos que ainda não tiveram nenhum engajamento. Se você é um usuário do TikTok, tenho certeza que já percebeu isso.
Isso é suficiente para evitar a criação desses espaços? Provavelmente não. A familiaridade ou o mero efeito de exposição fará com que você se envolva com o conteúdo que vê com mais frequência, portanto, ainda há uma chance muito alta de desenvolver com esse tipo de espaço.
Estatísticas dizem que precisaríamos ver cerca de 50% desse conteúdo aleatório em nosso feed para quebrar o aprendizado comportamental e viés para o que já gostamos. Obviamente, isso seria contra os interesses comerciais da maioria das plataformas de mídia social, mas aumenta a chance de conteúdos interessantes atraírem seguidores diferentes.
Muito além da dancinha
É interessante perceber que criadores de conteúdo de áreas de fora do entretenimento estão conquistando milhares de seguidores do TikTok.
Um exemplo é a advogada Janaina Bastos (@janainabastosadvocacia) que tem hoje 1.2M de Seguidores no TikTok.
Se você tem preconceito em usar esta rede social para promover você ou sua empresa é melhor rever os seus conceitos.